O presidente da Câmara da Figueira da Foz manifestou-se hoje «muito satisfeito» com a distinção da autarquia como a mais bem classificada no "ranking" de transparência municipal, hoje divulgado pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

João Ataíde (PS), afirmando-se «surpreendido», entende que é possível fazer melhor.

«A distinção revela os esforços que estamos a fazer para otimizar a relação entre a administração pública e os munícipes», disse João Ataíde à agência Lusa.

O município da Figueira da Foz é o mais bem classificado num "ranking" de transparência municipal onde a média das 308 câmaras é de apenas 33 pontos num máximo de 100, revelou hoje a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC).

O estudo apresentado em Lisboa foi feito com base no levantamento da informação disponível nos websites dos 308 municípios, segundo 76 indicadores, agrupados em sete áreas. A Figueira da Foz, com 61 pontos, foi o município melhor classificado, seguido de Alfândega da Fé (59) e Batalha (58).

João Ataíde sublinhou a «preocupação» da autarquia em que seja disponibilizado «o máximo de informação» em áreas como as finanças municipais ou o urbanismo, entre outras.

«Tudo o que se reporta a essas matérias está disponível no site. Também a contratação pública tem um link direto para a plataforma de compras. As pessoas podem acompanhar todo o regime de compras», frisou.

A página Internet da autarquia vai ainda passar a possibilitar pagamentos online, além de outros serviços como o balcão do empreendedor ou o licenciamento industrial, estando ainda em curso a sua tradução para inglês e espanhol.