O PS adverte que os mais recentes indicadores económicos traduzem a ausência de qualquer consolidação em termos de equilíbrio na balança de transações, verificando-se antes um aumento das importações e uma quebra das exportações.

PS quer esclarecimentos sobre a reforma da fiscalidade verde

Mota Andrade, vice-presidente da bancada do PS, falava em conferência de imprensa, citando dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução da balança de transações.

«Verifica-se que houve uma diminuição das exportações de 3,6 por cento entre maio de 2014 e o mês homólogo de 2013, enquanto, no mesmo período, se verificou um aumento das importações de 1,9 por cento», apontou o dirigente da bancada socialista.

Ora, de acordo com Mota Andrade, os dados do INE «dão razão ao PS quando afirmou que não está consolidado o equilíbrio na balança de transações».

A sustentabilidade da recuperação da economia portuguesa foi um dos pontos de crítica ao Governo do secretário-geral do PS, António José Seguro, na semana passada, durante o debate sobre o estado da Nação, na Assembleia da República.