Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Canadá reuniram-se sábado em Toronto, num encontro privado, com Rui Machete a falar numa «nova era» das relações entre ambos os países.

«É muito positivo, suponho que podemos dizer que se desenha uma nova era nas relações económicos com o Canadá e, certamente, uma cooperação que já existe no campo político», disse o governante português em declarações exclusivas à agência Lusa após o encontro com o seu homólogo canadiano.

Machete disse que agora «vai haver visitas mais frequentes de entidades, empresários portugueses ao Canadá» e vice-versa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português também abordou a importância do acordo comercial e económico (CETA), aguardando-se que entre em vigor «muito brevemente», o que representará uma «contribuição muito importante no desenvolvimento das relações comerciais entre o Canadá e Portugal», sublinhou.

Pelo lado canadiano, John Bird abordou o encontro com o governante português reconhecendo a importância de «reforçar as relações bilaterais e transatlânticas».

«Portugal e Canadá fazem parte da NATO, é fundamental para a nossa política estrangeira apreciarmos a ajuda de Portugal na conclusão do tratado entre o Canada com a União Europeia», disse ainda.

Baird também reconheceu que «mais trabalho pode ser feito através do acordo», que pode ser um grande passo na «construção da prosperidade» de ambos os lados do atlântico.

Após este encontro, o ministro John Bird seguiu para Otava, enquanto Rui Machete foi o convidado de honra na Gala da Federação de Empresários Luso-Canadianos, que atribuiu sábado à noite bolsas de estudo a jovens estudantes.