logotipo tvi24

Miguel Portas «viveu a política de forma intensa»

Eurodeputada Marisa Matias recorda colega de partido

Por: Redacção / FC    |   2012-04-25 19:32

A eurodeputada do BE Marisa Matias recordou o colega de partido Miguel Portas, que morreu na terça-feira, descrevendo-o como um «colega e amigo de exceção» que «viveu a vida, como a política, de forma intensa».

«Miguel Portas permitiu-nos sonhar muito para além daquilo que muitas vezes achámos possível. Infelizmente partiu cedo de mais e não conseguiu concretizar muitos dos projetos que definiu, mas estou certa que aqueles que conseguiu mudaram muito a vida das pessoas para melhor», sublinhou a eurodeputada, em declarações aos jornalistas portugueses no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

«Vai-nos fazer muita falta» e «foi uma honra e um privilégio estar na equipa do Miguel Portas», acrescentou.

O velório do eurodeputado Miguel Portas, que morreu na terça-feira, na Bélgica, decorrerá no próximo sábado, no Palácio Galveias, em Lisboa, seguindo-se uma «sessão evocativa» no dia seguinte, revelou hoje o coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã.

«O corpo [de Miguel Portas] será trasladado para Portugal, o velório decorrerá no sábado no Palácio Galveias, na biblioteca municipal, um espaço cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, a quem agradeço, e haverá uma sessão evocativa, com os amigos, no domingo à tarde, seguindo aliás as indicações que ele nos deixou. E com o convite a todas as pessoas que se queiram associar e que partilharam em algum momento das suas ideias, das suas intenções, do seu sorriso, dos seus combates. Ali os esperamos», disse Francisco Louçã, numa declaração aos jornalistas no Parlamento.

Miguel Portas, que foi também um dos fundadores do Bloco de Esquerda, morreu na terça-feira à tarde, aos 53 anos, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de cancro.

Partilhar
EM BAIXO: Rui Tavares
Rui Tavares

PS acusa Governo de preparar aumento encapotado dos impostos
«Este Governo tem o hábito de discutir na praça pública, gerando um clima de incerteza e de desconfiança nas instituições», apontou Eurico Brilhante Dias
Declarações de ministro da Economia sobre taxa são «manobra de diversão»
«Não é a primeira vez que vemos ou ouvimos ministros a desmentirem-se uns aos outros», considera Bloco de Esquerda
25 de Abril: Lula da Silva em Lisboa com Passos e Cavaco
Ex-presidente brasileiro participa em conferência sobre os 40 anos da efeméride
EM MANCHETE
O jogo decisivo do Benfica
AO MINUTO: Treinador convocou todos os jogadores do plantel principal para o jogo com o Olhanense. Se vencer, festeja hoje a 33º vitória do campeonato
Operação Páscoa sem mortos no terceiro dia
Proteção Civil alerta para chuva e vento fortes