A Ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai assumir a pasta do Tesouro, na sequência da demissão do secretário de Estado, apurou a TVI junto do Ministério, nesta sexta-feira.

Joaquim Pais Jorge demitiu-se do cargo um mês depois de ter assumido funções e após a polémica com os contratos swap, danosos para o Estado.

Hoje, dois dias depois de ter apresentado a demissão, o presidente da República exonerou Pais Jorge.

Não está, no entanto, excluída a possibilidade de ser nomeado um novo secretário de Estado.

A proposta de swap que o Citigroup fez, em 2005, a assessores económicos do Governo PS para baixar o défice orçamental levou Joaquim Pais Jorge a pedir, na quarta-feira, a demissão de secretário de Estado do Tesouro, cargo que ocupava desde o início de julho.

De acordo com o documento divulgado em primeira mão pela revista Visão no dia 1 de agosto, Joaquim Pais Jorge constava da equipa responsável pela proposta apresentada pelo Citigroup, banco em que era diretor.

Num comunicado enviado na terça-feira pelo Ministério das Finanças, o gabinete liderado por Maria Luís Albuquerque disse que o documento que implica Joaquim Pais Jorge nos contratos swap foi manipulado e indica que uma das «discrepâncias» é «um organigrama inverosímil, que não consta da apresentação original».

Apesar disso, na quarta-feira, Pais Jorge apresentou a demissão, afirmando que não tem de se «sujeitar» ao tratamento mediático de que foi «alvo nos últimos dias».

Os ex-assessores económicos de José Sócrates confirmaram na quinta-feira que tiveram reuniões em 2005 com representantes do Citigroup, entre eles Joaquim Pais Jorge, onde lhes foram propostos swaps para reduzir artificialmente o défice orçamental.