O PSD assinalou esta segunda-feira a importância das próximas eleições europeias, fazendo votos para que seja possível refletir «coletivamente» durante a campanha sobre o projeto europeu e sobre as perspetivas de futuro.

O vice-presidente do PSD Marco António Costa adiantou que os sociais-democratas pretendem que o ato eleitoral represente uma oportunidade para refletir «coletivamente com os portugueses a importância que a União Europeia e o projeto europeu tiveram nos últimos anos na construção de uma democracia em Portugal, socialmente mais justa e um país economicamente mais desenvolvido».

Marco António Costa falou aos jornalistas no final de um encontro com o Presidente da República com vista à marcação da data das eleições europeias, que deverão realizar-se a 25 de maio.

Por outro lado, acrescentou, as eleições europeias devem também ser uma oportunidade para «olhar para uma perspetiva de futuro» para os grandes temas europeus, como a questão da união bancária, ou o próximo quadro comunitário de apoio.

O vice-presidente do PSD sublinhou ainda que para o partido «é da máxima importância que haja uma profunda e alargada cobertura jornalística neste debate».

Além do PSD, o Presidente da República recebeu durante o dia de hoje o PS, CDS-PP, PCP, BE e PEV.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a 21 de maio de 2013 as datas da realização das próximas eleições europeias para entre 22 e 25 de maio deste ano nos vários Estados-membros, devendo ser o domingo (25) o dia do escrutínio em Portugal.