Marcelo Rebelo de Sousa vai apresentar a sua candidatura às presidenciais às 18:00, em Celorico de Basto, apurou a TVI.

O anúncio vai ser feito na Biblioteca Municipal de Celorico de Basto, no distrito de Braga, onde está recenseado.

No dia seguinte às eleições legislativas, Marcelo  tinha avançado na TVI que já tinha tomado a sua decisão. 

A última sondagem da TVI indicou que Marcelo Rebelo de Sousa tem uma larga vantagem nas intenções de voto sobre os outros candidatos ou eventuais candidatos.

Com este anúncio, Marcelo antecipa-se a Maria de Belém, que vai apresentar a sua candidatura na terça-feira.

Segundo a sondagem da Intercampus para a TVI, o ex-líder do PSD teria uma vantagem de mais de 30 pontos percentuais para a segunda candidata, Maria de Belém, que obtém 17% das intenções de voto.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa e de Maria de Belém, que já oficializou a intenção, são candidatos às presidenciais de 2016 Sampaio da Nóvoa, que reafirmou a candidatura, e Henrique Neto.

Rui Rio, ex-autarca do Porto, também é apontado como candidato a Belém, sem que tenha havido até ao momento qualquer confirmação da sua parte.

Em termos de candidatos sociais-democratas, Marcelo admitiu a um jornal espanhol no início de outubro que estava " mais bem posicionado" que Rio para Belém.

O antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar hoje às 18:00, em Celorico de Basto, a sua candidatura à Presidência da República, disse o próprio à Agência Lusa.

Professor catedrático, comentador político da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa liderou o PSD entre 1996 e 1999 e entra na corrida a Belém aos 66 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa nasceu em Lisboa a 12 de dezembro de 1948 e tem dois filhos e cinco netos.