A Presidência angolana destacou em comunicado enviado esta quinta-feira à agência Lusa a mensagem de felicitações enviada por Aníbal Cavaco Silva a José Eduardo dos Santos, por ocasião do 38.º aniversário da independência de Angola, que se celebrou na segunda-feira.

No comunicado, enviado pela Casa Civil da Presidência angolana, destaca-se da mensagem de Cavaco Silva que Portugal e Angola têm sabido «construir uma relação reciprocamente benéfica e profícua», assente a nível dos dois povos e empresas, «bem como no nível político e diplomático».

Continuando a citar a mensagem de Cavaco Silva, o comunicado da Presidência angolana refere que os dois países têm igualmente sabido «ultrapassar com confiança e respeito mútuos algumas dificuldades que têm surgido e desenvolver relações estreitas e intensas».

O destaque às palavras de Cavaco Silva surge num comunicado em que, de entre as múltiplas mensagens recebidas pelo 38.º aniversário da independência, se dá também relevo às do Presidente chinês, Xi Jinping, e do Papa Francisco.