O Bloco de Esquerda pede a demissão de Maria Luís Albuquerque e de Rui Machete. João Semedo critica a remodelação feita por Passos Coelho e diz que estes ministros nem deviam ter tomado posse.

O coordenador do BE acredita que os apelos de Passos para uma união nacional são apenas apelos para a austeridade: «O consenso que fala Passos Coelho e para o qual procura atrair, convidando insistentemente o Partido Socialista, é o consenso para defender a austeridade e para dar solidez a um Governo que agora remodelado é já um Governo com a cara da crise».

«Uma crise que tem na própria composição do Governo um problema. Há ministros que não deviam estar neste momento e que deviam ser demitidos, apesar de terem tomado posse há poucos dias. Refiro-me à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que mentiu ao Parlamento. E refiro-me também ao novo ministro dos Negócios Estrangeiros. Rui Machete esteve demasiado próximo do maior buraco, da maior fraude de sempre da atividade bancária em Portugal», frisou.