Ex-presidente da República, Mário Soares, chegou por volta das 10:30 à igreja do Campo Grande. Estava visivelmente emocionado e foi amparado pelo filho, João Soares. Recebeu abraços de várias pessoas e disse "obrigado" a muitos dos presentes.

O atual Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também fizeram questão de comparecer na missa de corpo presente de Maria Barroso, onde, além da família, estiveram muitas figuras do PS e políticos de todos os quadrantes.

O secretário-geral do PS, António Costa, e o anterior líder socialista António José Seguro marcaram presença na missa, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, que antecede o funeral de Maria Barroso, falecida na terça-feira, aos 90 anos.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa, o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, os ministros da Saúde, Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Macedo, Assunção Crista e Rui Machete, respetivamente, o anterior secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes, o ex-líder do PSD Fernando Nogueira, o antigo presidente do CDS-PP Freitas do Amaral e o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares foram outras das figuras presentes.

No adro da igreja concentraram-se centenas de populares, que aplaudiram quando a urna entrou na Igreja dos Santos Reis Magos, proveniente do Colégio Moderno, também no Campo Grande, onde o corpo esteve em câmara ardente.

Depois da missa, o funeral seguirá para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Fonte oficial do PS disse à Lusa que o cortejo fúnebre fará uma breve paragem, cerca das 12:00, junto à sede nacional do PS, no Largo do Rato.

Maria de Jesus Barroso, mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, era presidente da Fundação Pro Dignitate, foi fundadora do PS, partido pelo qual foi deputada, e dirigiu a Cruz Vermelha Portuguesa.

Foi também atriz, tendo trabalhado nos teatros Nacional D. Maria II, Villaret e São Luiz, e dirigiu o Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares.

Morreu na terça-feira pelas 05:20, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontrava internada, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.