O PSD e os Autarcas Social-Democratas (ASD) assinaram hoje um protocolo sobre a estratégia de formação autárquica a desenvolver até 2017, que visa "preparar os melhores" candidatos para as eleições autárquicas a realizar naquele ano.

O documento foi assinado pelo secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, e pelo presidente dos ASD, Álvaro Amaro, que também lidera a Câmara Municipal da Guarda, no final da segunda edição da Academia do Poder Local que hoje terminou naquela cidade.

O presidente dos ASD disse na cerimónia que um protocolo desta natureza "é feito pela primeira vez" entre as duas organizações partidárias.

Segundo o protocolo, o PSD "é um partido com fortes raízes no poder local", pois "desde as primeiras eleições autárquicas realizadas no Portugal democrático, só por quatro vezes em 11 atos eleitorais" não foi o partido maioritário em presidências de câmaras "e desde as eleições de 2001 que a expressão maioritária foi consecutiva".

"Contudo, houve uma interrupção no último ato eleitoral de 2013. Daqui resulta uma responsabilidade superior. É imperioso preparar atempadamente o próximo ato eleitoral e, neste âmbito, é de particular relevância a definição da Estratégia de Formação Autárquica", é referido.

O acordo, que visa "estabelecer os objetivos e metodologia de articulação tendo em vista cumprir com o desiderato de preparar os melhores para o desafio autárquico 2017", prevê a definição do programa de formação e respetivos conteúdos até ao final do primeiro trimestre de 2016.
 

"O programa de formação deverá ter uma componente geral e componentes específicas em função dos diferentes órgãos autárquicos", é assinalado.


Ambas as estruturas comprometem-se ainda a organizar até ao final do primeiro trimestre de 2016, o calendário de ações de preparação de formadores e o calendário de ações de formação de autarcas e de potenciais candidatos a autarquias.

É ainda referido que o PSD e os ASD agendarão e definirão equipas a quem competirá preparar e coordenar a implementação do projeto de formação, que também contará com o envolvimento da JSD.

A Academia do Poder Local, organizada pelo PSD e pelos ASD, decorreu entre sexta-feira e o dia de hoje, numa unidade hoteleira da Guarda, com 71 participantes de todo o país, com idades entre os 24 e os 65 anos.