O deputado do PSD Duarte Pacheco destacou hoje o «aumento da receita do IVA» no mês de janeiro, considerando que «evidencia a recuperação económica» do país e sublinhou o «controlo da despesa».

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Duarte Pacheco considerou que os dados da síntese da execução orçamental, hoje conhecida, são «boas notícias» apesar de «não permitirem retirar grandes conclusões» por se referirem apenas a um mês.

O deputado Duarte Pacheco referiu o «aumento da receita fiscal que sobe 10 por cento», destacando «que sobem todos os impostos incluindo o IVA que sobe muito acima do que estava orçamentado» o que «evidencia a recuperação da atividade económica e maior luta ao combate e evasão fiscal».

«Por outro lado, o controlo da despesa que cai acima do que está no orçamento, quer a consolidada quer a corrente, o que evidencia que o Governo continua no bom caminho no controlo da despesa porque só isso é que permitirá no médio prazo aliviar a carga fiscal dos portugueses», acrescentou.