Apelo a que se diminua a abstenção e que participem e que percebam a importância deste dia eleitoral, a importância do Presidente da República”, disse.

O candidato presidencial votou pouco depois das 11:00 em Oeiras.

Para participação nas redes sociais a hashtag a usar é #presidenciaistvi24 

"É muito importante que se diminua a abstenção, que as pessoas percebam que estas eleições presidenciais são muito importantes, que contam muito, e se mobilizem para vir votar", afirmou António Sampaio da Nóvoa.


O candidato à Presidência da República falava aos jornalistas após ter votado na Escola Básica 2,3 Conde de Oeiras.

Sempre apelando a uma mobilização dos portugueses para que participem no ato eleitoral, Sampaio da Nóvoa sublinhou a importância da figura do Presidente da República: "Num momento difícil da nossa vida democrática, da nossa vida coletiva, o Presidente da República é uma figura extraordinariamente importante".

"Uma democracia com níveis muito elevados de abstenção é uma democracia que está em crise, temos que reforçar a nossa democracia e a melhor maneira de cada um de nós reforçar a democracia é votar", declarou.


Questionado sobre o seu estado de espírito, Sampaio da Nóvoa manifestou-se confiante, e disse que aproveitará o resto do dia para "descansar um pouco", seguindo depois de almoço para a sede de campanha para preparar a noite eleitoral.

Siga a eleição do novo Presidente à República, ao minuto, aqui.