O PS é o partido com mais mandatos nas eleições europeias de domingo quando estão apurados os resultados em todas as 3092 freguesias de Portugal e em 54 dos 71 consulados, segundo dados da Direção Geral de Administração Interna (DGAI).

Os resultados indicam sete deputados para o PS, seis para a aliança Portugal (PSD/CDS-PP), dois para a CDU (PCP-PEV), um para o Partido da Terra (MPT) e outro para a Bloco de Esquerda, faltando atribuir quatro dos 21 mandatos de Portugal no Parlamento Europeu.

Cerca das 02:00 restava a contabilização do resultado de uma freguesia do concelho de Vila Real, além dos 12 boicotes, o qual estava disponível cerca de duas horas depois, «fechando» o apuramento em Portugal, estando assim contabilizados, no global, 99,46% dos votos.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Miguéis, diretor-geral da Administração Interna, declarou que a atribuição de quatro mandatos, de um total de 21, está dependente dos apuramentos dos votos do estrangeiro, os quais «não acontecerão hoje».