A comissão política do BE reúne-se hoje para analisar os resultados das autárquicas de domingo, onde o partido perdeu Salvaterra de Magos, a única Câmara Municipal a que presidia, e falhou a eleição de um vereador em Lisboa.

A reunião foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do partido, e segue-se a resultados onde o partido falhou alguns dos objetivos, como manter a autarquia Salvaterra de Magos e eleger um vereador em Lisboa.

As conclusões da reunião da comissão política só deverão ser reveladas pelo partido na terça-feira.

A única autarquia que o partido detinha passou para as mãos do PS, o que João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda, referiu ser uma derrota, dizendo que terão de ser «discutidas as razões» dentro do partido para tal resultado.

Até às 15:15 de hoje, faltando ainda alguns resultados por apurar, o Bloco, por comparação com o sufrágio de 2009, passa de nove mandatos autárquicos para oito: três na vereação de Salvaterra de Magos, um em Portimão, um em Olhão, um em Torres Novas e um no Seixal.

PCP reúne terça-feira Comité Central

Já o PCP reúne terça-feira o Comité Central do partido com o objetivo de analisar a «situação política nacional» e o «resultado das eleições autárquicas».

As conclusões da reunião serão apresentadas em conferência de imprensa pelo secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.

Com três concelhos ainda por apurar, a Coligação Democrática Unitária (CDU) conquistou 34 presidências de câmara - mais seis do que as 28 alcançadas há quatro anos -, entre as quais Évora, Loures e Beja.

Domingo, o líder do PCP considerou que o partido alcançou uma «importante vitória eleitoral».