O líder do PS, António José Seguro, está reunido desde as 17:00 horas com membros do Secretariado Nacional para acompanhar os resultados eleitorais, reunião à qual se juntou Francisco Assis perto das 18:30 horas.

Como é habitual nas noites eleitorais do PS, os dirigentes instalam-se no último andar do hotel que serve de «quartel-general» aos socialistas, enquanto os jornalistas circulam entre a entrada e o primeiro piso inferior do edifício.

Segundo fontes do PS, António José Seguro chegou pelas 17:00 horas, numa altura em que ainda não se encontravam jornalistas no hotel.

O cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, Francisco Assis, perante a comunicação social, manifestou-se otimista em relação a um bom resultado e considerou que a abstenção se situará sensivelmente nos mesmos valores da que se verificou nas eleições europeias de 2009.

"Pelo que vou percebendo, a abstenção será mais ou menos próxima daquela que se verificou há cinco anos. Estamos expectantes e otimistas em relação ao resultado", declarou Francisco Assis.

Interrogado se já tinha o seu discurso escrito, o ex-líder parlamentar do PS respondeu que não: "Como sabem eu costumo falar de improviso".

Depois, Assis recusou-se a responder quando questionado sobre a margem de um eventual triunfo do PS nas eleições europeias.

"Vamos esperar. Falta pouco para termos os resultados. Estou otimista e confiante. Fizemos uma excelente campanha eleitoral", acrescentou.