A lista liderada pela jovem psicóloga Isabel Guedes conquistou a maioria absoluta na Assembleia de Freguesia de Eja, Penafiel, sucedendo ao seu pai na presidência daquela autarquia.

"Agradeço a confiança que as pessoas depositaram em mim", afirmou, em declarações à Lusa, depois de ter sido confirmada a sua vitória nas eleições autárquicas.

À frente do Movimento Independente Mais Eja (MIME), Isabel Guedes, de 21 anos, alcançou os 48,79%, o que corresponde à maioria absoluta na Assembleia de Freguesia de Eja, com quatro dos sete mandatos.

VEJA TAMBÉM: Resultados e reações AO MINUTO

A segunda força mais votada foi a coligação PSD/CDS-PP, com 25,68%.

A futura presidente de junta, que hoje votou pela primeira vez, prometeu dar continuidade à obra do seu pai, mas sublinhou ter ideias próprias que quer concretizar ao longo do mandato.

"Eu, em tudo em que me meto, costumo dar muito dinamismo", comentou, prometendo apostar na ação social, com a construção de um centro social.

Isabel Guedes quer também criar condições para haver cuidados médicos naquela localidade ribeirinha do Douro, no sul do concelho de Penafiel.

A par do trabalho na autarquia, a jovem vai dar continuidade ao mestrado que ainda frequenta.

Apesar da idade, Isabel Guedes promete fazer melhor que o atual presidente, o pai, que estava na Junta há 12 anos.

"Não é estar a criticar o meu pai, mas sei que ele teve bastantes dificuldades. A freguesia apresenta algumas precariedades, nomeadamente ao nível do saneamento básico, que é uma das propostas presente no meu manifesto", disse, durante a campanha, à TVI.