A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, enalteceu esta segunda-feira a persistência, o génio e o gosto de vencer como fatores para a conquista da Bola de Ouro por parte de Cristiano Ronaldo.

«Ao conquistar a Bola de Ouro 2013, Cristiano Ronaldo envolve-nos a todos numa imensa torrente de alegria. Contemplamos a persistência, o génio e o gosto de vencer. A excelência obstinada que se manifesta mais uma vez nos nossos caminhos coletivos do futebol. Por isso mesmo, a mais bela lágrima derramada por Eusébio», refere Assunção Esteves, numa mensagem enviada à Agência Lusa.

O futebolista português Cristiano Ronaldo venceu esta segunda-feira a Bola de Ouro da FIFA, para melhor jogador do Mundo em 2013, conquistando o galardão pela segunda vez.

Na votação, cujo resultado final foi apresentado pelo antigo futebolista Pelé, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça, o português do Real Madrid bateu o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Franck Ribery, do Bayern de Munique.

Apesar de não ter vencido qualquer título coletivo, Cristiano Ronaldo bateu o recorde pessoal de golos num ano civil, ao apontar 69 tentos em 59 jogos oficiais.