O CDS-PP enalteceu esta quarta-feira os «sinais muito positivos» do Banco de Portugal, que reviu em alta as previsões para a economia portuguesa, destacando os centristas os sinais «cada vez mais fortes» da viragem económica do país.

«Há uma revisão em alta do crescimento do PIB e do crescimento económico. Tal como temos vindo a afirmar, e temo-lo vindo a afirmar desde meados de 2013, estamos perante um momento de viragem económica. Estes dados vêm mais uma vez confirmar isso», assinalou a deputada do CDS-PP Cecília Meireles.

Falando aos jornalistas no parlamento, a deputada diz que há inclusive quem considere que o crescimento pode ser superior ao previsto pelo banco central. «Estamos a falar de um crescimento de 1,2%, dados do Banco de Portugal, e até há quem diga que [a projeção] é pessimista e a economia portuguesa pode crescer mais. Isso significa que o momento de viragem tem cada vez sinais mais fortes», realçou a parlamentar do CDS-PP.

O Banco de Portugal reviu esta quarta-feira em alta as previsões para a economia portuguesa, antecipando que cresça 1,2% este ano, tal como a estimativa do Governo, e que aumente 1,4% em 2015.

O banco central alinhou a sua previsão para 2014 com as estimativas do Governo e da troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), melhorando a sua previsão dos 0,8% (estimados em dezembro) para os 1,2% este ano.

Para 2015, a instituição liderada por Carlos Costa antecipa que a economia portuguesa cresça 1,4%, e não os 1,3% estimados em dezembro, e para 2016, o banco central estima um crescimento de 1,7%.