A visita de dois dias de Cavaco Silva às Ilhas Selvagens vai custar cerca de 160 mil euros. A informação é avançada pelo semanário «Sol», que cita fontes da Marinha. De acordo com a mesma notícia foram mobilizados para a viagem, uma fragata (a Vasco da Gama), um navio patrulha oceânico (Viana do Castelo), um navio hidrográfico (Gago Coutinho) e um helicóptero EH101.

A fragata custa cerca de 20 mil euros por dia. É o maior navio da Marinha, com capacidade para 200 homens. Considerando que saiu terça-feira de Lisboa e só regressa no próximo sábado, a sua deslocação custa, pelo menos, 100 mil euros.

Tanto a Marinha como a Presidência da República não quiseram comentar os valores envolvidos ao semanário «Sol». Fonte oficial de Belém terá apenas dito que «o Presidente está no exercício das suas funções» e que esta é uma visita «programada há muito tempo».

Mário Soares e Jorge Sampaio também visitaram este sub-arquiélago atlântico como Presidentes da República. Tal como Jaime Gama, em 2009, com uma delegação da Assembleia da República.