"O futuro do país dependerá da capacidade de criar condições de atração para todos, não só para os que desejam ficar, mas também para os que aspiram regressar."

No seu discurso, o Presidente da República sublinhou que "sair de Portugal" não significa "deixar de fazer parte da vida do país". Mais, para Cavaco Silva, a "distância geográfica" confere uma "perspetiva mais objetiva sobre o país".

"Sair de Portugal não significa deixar de fazer parte da vida do país, pelo contrário. Os laços afetivos reforçam-se e a distância geográfica confere uma nova perspetiva, mais objetiva, sobre o país que somos e o país que queremos ser."

O chefe de Estado enalteceu o sucesso dos portugueses no estrangeiro, sublinhando a "fibra empreendedora" dos que não se resignaram face "circunstâncias difíceis".

"Os portugueses têm vindo a mostrar a sua fibra empreendedora, não desanimando, não se resignando face às circunstâncias difíceis. [...] Esta nova geração de portugueses constitui a linha avançada de Portugal no mundo, mostrando que somos um país credível e com elevado potencial."

O vencedor do prémio “Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa” da COTEC Portugal foi o empresário José Neves, fundador da Farfetch - o segundo maior site de compras online de artigos de luxo.