O Presidente da República recebe nesta quarta-feira o primeiro-ministro para a habitual reunião semanal, e o presidente da Assembleia da República, que irá comunicar formalmente ao chefe de Estado a aprovação da moção de rejeição programa do XX Governo Constitucional.

De acordo com a agenda do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, será recebido pelas 16:30 em Belém, um dia depois de o seu Governo ter sido derrubado pelo parlamento.

Antes, pelas 15:45 será recebido o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Na quinta-feira de manhã, será a vez de ouvir os parceiros sociais, com o início das  audiências previsto para as 10:00.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada na terça-feira com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implicou a demissão do executivo PSD/CDS-PP.

Esta moção de rejeição do PS teve 107 votos contra provenientes da totalidade dos deputados das bancadas do PSD e do CDS-PP.

A rejeição do Programa do Governo exige o voto de uma maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares e, segundo o artigo 195.º da Constituição, implica a demissão do executivo, que se manterá em gestão até à posse de um novo Governo.

O Presidente da República tem, ainda, agendada uma deslocação à Madeira na segunda e terça-feira, onde irá realizar a 7.ª jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica.

Na nota da Presidência não é revelado qualquer pormenor da visita, remetendo a apresentação dos seus objetivos e programa para sexta-feira de manhã, num encontro de informação com os jornalistas.