O Presidente da República homenageou, esta terça-feira, dois industriais portugueses, que já tinha decidido condecorar no 10 de Junho, recebendo-os no Palácio de Belém para os distinguir com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial.

«Dois portugueses radicados nos Estados Unidos que se distinguiram pela sua notável carreira profissional nas áreas da engenharia, gestão e inovação tecnológica», frisou Cavaco Silva, na sala dos Embaixadores.


O Chefe de Estado destacou que «John Melo é CEO (administrador executivo) de uma empresa da biotecnologia, cotada no NASDAQ (mercado bolsista norte-americano maioritariamente tecnológico), que recentemente foi notícia pela produção de um biocombustível de baixo teor de carbono que foi utilizado na aviação comercial pela primeira vez».

«José Ivo tem uma carreira brilhante na maior empresa de construção norte-americana, uma das maiores do Mundo. Tem experiência na área da química, das minas, do gás, do petróleo e foi responsável pela expansão das nossas minas de Neves Corvo», descreveu ainda o Presidente da República, sublinhando os «talento e mérito que são motivo de orgulho e fonte de inspiração para os portugueses que enfrentam desafios e algumas dificuldades».


John Melo, instalado na Califórnia, declarou-se «sempre pronto a dar apoio a Portugal e ser parte do futuro» e José Maria Ivo, que desenvolve a sua atividade em Houston, mostrou «orgulho enorme e maior motivação para continuar a representar Portugal no que puder, pelas várias partes do mundo».