A presidente da Junta de Freguesia de Arroios diz que a responsabilidade da utilização das fotografias dos colaboradores da junta na campanha socialista é da organização do partido, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes.

Vários cartazes do PS para ilustrar que o desemprego tem um rosto foram contestados pelas pessoas que aparecem nos ‘outdoors’, que afirmam não terem dado autorização para a sua cara ser usada naquela campanha, segundo noticiou o Observador. Três dessas pessoas são, de acordo com o jornal online, colaboradores da Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa.

Numa nota enviada este sábado à comunicação social, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, afirma que a sua intervenção apenas se centrou no contacto entre os colaboradores da junta e a organização do PS e que “a responsabilidade do que se passou, posteriormente, é da organização de campanha do partido”.

A autarca, que foi eleita pelo PS, confirma que foi contactada pela organização da campanha socialista “no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de ‘outdoors’ que iria sair brevemente”.

Nesse contexto, explica Margarida Martins, falou “com alguns colaboradores da Junta de Freguesia no sentido de saber se queriam ou não integrar a campanha” e que “alguns colaboradores aceitaram, de forma voluntária, a participar enquanto figurantes”.

Margarida Martins, que é ex-presidente da associação Abraço, diz ter “partilhado os respetivos contactos dos colaboradores com a organização da campanha do Partido Socialista”, mas que a sua intervenção no processo “terminou nesse preciso momento”.

Os cartazes geraram polémica e obrigaram o PS a pedir desculpas públicas às pessoas envolvidas nos mesmos. O partido “solicitou esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”.

Está agendada para segunda-feira uma conferência de imprensa de Ascenso Simões, diretor de campanha de António Costa, para apresentar o jornal de campanha de praia, abertura das redes sociais e novos cartazes.