A deputada socialista Gabriela Canavilhas disse esta quarta-feira à agência Lusa que o PS tem conhecimento que «há uma solução em cima da mesa do primeiro-ministro» para evitar a venda das obras de Joan Miró, na posse do Estado.

Contactada pela agência Lusa na sequência de declarações feitas pela deputada durante uma intervenção em plenário parlamentar, sobre a preparação de uma solução para este caso, Gabriela Canavilhas disse não poder adiantar pormenores.

Na intervenção durante o plenário, quando os partidos fizeram intervenções sobre a petição pública que defende a manutenção das 85 obras de Miró em Portugal, a ex-ministra Gabriela Canavilhas disse que «há soluções em curso, que passam por políticos e empresários», que poderão evitar a venda.

«O que posso dizer é que sabemos que há uma solução em cima da mesa do primeiro-ministro», disse a deputada socialista à Lusa no final do debate sobre a petição.

«Não posso falar ainda sobre isto. Muito em breve vai haver informações sobre este assunto. Mas o que eu disse é factual», acrescentou.

Hoje, no parlamento, foi chumbado, pela maioria PDS/CDS, um requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista para visitar o depósito das obras do artista Joan Miró que o Estado pretende vender.