A moções A, «Uma resposta de esquerda», e B, «Refundar o Bloco», que representam 52 dos 617 delegados à IX Convenção Nacional do BE, apresentaram uma lista conjunta à Mesa Nacional e à Comissão de Direitos.

Adelino Fortunato é o primeiro de trinta nomes desta lista à Mesa Nacional, o órgão máximo entre convenções, seguindo-se o de Patrícia Barreira (Lisboa) e de João Madeira (Setúbal).

Luís Louro e Ana Oliveira são os bloquistas de Viana do Castelo afetos à moção A e aparecem, respetivamente em quinto e 24.º lugar.

Já a lista R, da moção «Reiventar o Bloco», representada por 38 delegados na reunião magna do Pavilhão do Casal Vistoso, apresenta 65 nomes à Mesa Nacional e três nomes para a Comissão de Direitos.

As duas moções maioritárias, «Bloco plural» e «Moção unitária em construção», apresentam ambas oitentas nomes candidatos à Mesa Nacional e sete para a Comissão de Direitos.

Os ex-deputados José Soeiro, Jorge Costa, Pedro Soares, José Manuel Pureza e José Gusmão, a atual deputada Mariana Mortágua e a eurodeputada Marisa Matias são alguns dos nomes que integram a lista apresentada pela moção U, que é encabeçada por João Semedo e Catarina Martins e não inclui o antigo coordenador bloquista Francisco Louçã.

A moção E, «Bloco plural», apresenta nos dez primeiros lugares Pedro Filipe Soares, Zuraida Soares, João Vasconcelos, Sandra Cunha, Rui Nóvoa, Joana Mortágua, António Lima, Helena Pinto, Humberto Silveira e Mariana Aiveca.