O secretário-geral do PS, António José Seguro, pediu uma reunião ao governador do Banco de Portugal sobre a situação do sistema bancário português, disse este sábado à Agência Lusa uma fonte oficial dos socialistas.

António José Seguro pretende obter na reunião com Carlos Costa uma análise global do setor bancário.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou este sábado que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do Banco Espírito Santos (BES) e João Moreira Rato para administrador financeiro, num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O ESFG aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração.

O processo de reestruturação do BES, que culminará com a saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva, tem sido marcado por polémicas que implicaram uma acentuada desvalorização das ações do banco nos últimos dias.

O Banco de Portugal veio mesmo a público assegurar que o BES se encontra numa situação de solvabilidade «sólida» e que estava a acompanhar de perto a situação no banco.