O Partido da Terra - MPT anunciou esta terça-feira que o ex-Bastonário da Ordem dos Advogados Marinho Pinto será o cabeça de lista do partido às eleições europeias, que se realizam a 25 de maio.

Em comunicado, o MPT adianta que o partido irá realizar uma conferência de imprensa de apresentação da candidatura de Marinho Pinto na sexta-feira, num hotel de Lisboa.

Marinho Pinto é o primeiro cabeça de lista às eleições europeias a ser conhecido.

Em declarações à Lusa, o coordenador eleitoral do MPT, José Inácio Faria, caracterizou o antigo bastonário da Ordem dos Advogados como "um homem íntegro e que não abdica de promover uma sociedade mais justa" e "um dos políticos mais sérios" que conhece.

«O doutor Marinho Pinto conhece o Partido da Terra há bastante tempo. Entrámos em contacto com ele e ele aceitou o nosso convite. Houve uma feliz coincidência de congregação de interesses», acrescentou o coordenador eleitoral do MPT.

José Inácio Faria justificou ainda a escolha de Marinho Pinto para cabeça de lista do MTP às eleições europeias com o facto do antigo bastonário da Ordem dos Advogados «comungar de alguns dos princípios do partido», nomeadamente a componente humanista.

Além disso, continuou, «é intransigente na defesa da liberdade, da justiça e dos princípios humanistas».

«É uma pessoa conhecida, mas acreditamos na sua boa vontade e na boa-fé demonstrada como acérrimo defensor da justiça», sustentou.