Os eleitores de Vale e de Sistelo, duas localidades de Arcos de Valdevez, vão ser chamados novamente às urnas depois de as listas candidatas às respetivas assembleias de freguesias, do PSD e CDS-PP, terem empatado nas eleições de domingo.

Segundo dados da Direção Geral da Administração Interna (DGAI), nestas eleições as duas únicas listas candidatas à Assembleia de Freguesia de Vale arrecadaram, cada uma, 255 votos, o equivalente a 48,30% da votação total.

A freguesia conta com 995 eleitores inscritos, dos quais 528 foram votar no domingo. Entre estes, 10 votaram em branco e outros oito votos foram considerados nulos.

Na assembleia de apuramento geral, entretanto realizada, o empate entre os candidatos do PSD e do CDS-PP foi confirmado. Por esse motivo, os eleitores de Vale vão ser chamados de novo a votos, desta vez apenas para escolher o presidente da Junta.

Já na aldeia de Sistelo, os dados lançados pela DGAI no domingo davam conta da vitória da lista do PSD à Assembleia de Freguesia, com 90 votos, contra os 89 da candidatura do CDS-PP.

Contudo, a assembleia de apuramento geral decidiu recuperar um voto anteriormente considerado nulo para a lista do CDS-PP. Por isso, na contagem final, as duas listas, de PSD e CDS-PP, ficaram empatadas a 90 votos, tendo, neste cenário, de se realizar nova eleição para a Assembleia de Freguesia de Sistelo.

No entanto, segundo avançou à Lusa o mandatário concelhia das listas do PSD, o partido vai apresentar esta sexta-feira recurso da validação deste voto, inicialmente dado como nulo, para o Tribunal Constitucional, tendo em conta que o mesmo foi assinalado fora da quadrícula prevista.

"Não concordámos com esta validação. Não concordámos nós nem o próprio Tribunal Constitucional, que já tem acórdãos suficientes sobre esta matéria. Não tenho, quanto a isso, qualquer dúvida", afirmou Hélder Barros.

Naquela freguesia estão inscritos 383 eleitores, mas apenas 190 foram votar no passado domingo. Um eleitor votou em branco e os votos de nove pessoas foram considerados nulos.

Os resultados finais da votação em Arcos de Valdevez foram publicados hoje, cerca das 12:00, em edital da assembleia geral de apuramento.

A repetição das eleições para estas duas assembleias de freguesia, que não foram agregadas na reforma administrativa do território, deverá realizar - no caso de Sistelo ainda dependente do recurso do PSD - a 13 de outubro.

O candidato do PSD, João Manuel Esteves, venceu a eleição para a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez com 7.837 votos (53,14%), seguido da lista do PS, com 3.870 votos (26,24%), e do CDS-PP, com 1.684 votos (11,44%). A lista da CDU arrecadou para, igualmente para a Câmara, 478 votos (3,24%).