O empate de domingo nas eleições para a União de Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe, em Celorico de Basto, vai determinar a repetição do ato eleitoral, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

Segundo Joaquim Mota e Silva (PSD), o igual número de votos (1034), entre PS e PSD, apurado naquela união de freguesias (a maior do concelho), foi confirmado na terça-feira pela assembleia de apuramento de resultados, após a recontagem.

O autarca, que foi reeleito nestas autárquicas com maioria absoluta (quase 65%), disse esta tarde à Lusa não saber se haverá condições logísticas no sentido de marcar eleições para o próximo domingo.

Também houve empate em Caíde de Rei, Lousada

Mas este não é caso único. O empate verificado na freguesia de Caíde de Rei, em Lousada, confirmado pela assembleia de apuramento de resultados, também vai determinar a repetição do ato eleitoral, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

Segundo a fonte, tudo aponta para que as eleições, que deverão ser marcadas pelo presidente da câmara em exercício, Pedro Machado, se realizem no dia 13 de outubro.

Nas eleições de domingo, as listas do PSD/CDS e do PS, as únicas a concorrer àquela autarquia do concelho de Lousada, obtiveram o mesmo número de votos (712).

PSD e PS também empatados na freguesia de Amêndoa, Mação

Também a Freguesia de Amêndoa, em Mação, verificou um empate e vai repetir o ato eleitoral, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

Segundo a fonte, as eleições deverão ser marcadas pelo presidente da câmara em exercício, Saldanha Rocha, para o dia 13 de outubro, domingo.

Nas eleições de domingo passado, as listas do PSD e do PS foram as mais votadas pelo eleitorado daquela freguesia do distrito de Santarém, tendo obtido o mesmo número de votos (175).

Com 551 eleitores inscritos, a assembleia de apuramento geral registou 175 votos para o PSD, 175 votos para o PS, seis votos para a CDU, sete votos em branco e 21 votos nulos.

A percentagem de eleitores votantes cifrou-se em 384 (69,69%) e 167 eleitores abstiveram-se (30,31%).

O PSD venceu em Amêndoa as eleições para a câmara e para a assembleia municipal.

O atual presidente da junta, Joaquim Rita, eleito pelo PSD, não se recandidatou por ter atingido o limite de mandatos.

Nas eleições para a câmara municipal, realizadas no domingo, o PSD foi o partido mais votado, com um total global de 52,75% dos votos, elegendo Vasco Estrela para o seu primeiro mandato como presidente da edilidade, liderada por José Saldanha Rocha desde 2001.

O PS reuniu 35,70% dos votos.

ùltima atualização às 19:34