As urnas na freguesia de Alpedriz, no concelho de Alcobaça, não abriram este domingo poque a fechadura da escola onde deveria decorrer a votação foi bloqueada durante a noite, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Esta freguesia foi agregada com as de Cós e Montes, no âmbito da reforma administrativa concretizada esta legislatura, mas o processo não foi bem aceite por alguns dos autarcas.

A mesma fonte indicou à Lusa que terá de ser marcada uma nova data para a realização das eleições autárquicas neste local.

Mais de 9,5 milhões de eleitores são hoje achamados a eleger os dirigentes de 3.399 autarquias, numas eleições autárquicas marcadas pela redução de freguesias e pela alteração dos rostos dirigentes em centenas de localidades devido à lei da limitação dos mandatos.

Os eleitores portugueses e os estrangeiros recenseados são chamados a votar, entre as 08:00 e as 19:00, para a câmara municipal (boletim de voto verde claro), a assembleia municipal (boletim de voto amarelo) e a assembleia de freguesia (boletim de voto branco).

Serão eleitos os presidentes de câmaras e de assembleias municipais de 308 municípios, assim como os presidentes das juntas, que este ano são reduzidas de 4.259 para 3.090, devido à reforma administrativa.