O candidato independente à Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, disse estar certo de que a abstenção no concelho vai diminuir, em relação às últimas eleições autárquicas, e que isso se deve à "ansiedade" e "esperança" no seu regresso.

O interesse nesta campanha é tal que - em 2013, eu julgo que a abstenção andou na ordem dos 53% - nestas eleições não vai chegar aos 50%. Mas isso não tenho dúvidas. Eu acho que se deve à ansiedade e esperança que as pessoas têm que o Isaltino volte à câmara", assegurou.

Numa ação no centro da vila de Oeiras, Isaltino Morais disse ainda não estar preocupado em conquistar a maioria absoluta.

O importante é ganhar. O povo é que decide. Na realidade, pela experiência que eu tenho, nunca tive dificuldades em governar em qualquer situação", esclareceu.

Negando ainda a existência de acordos com outros candidatos, Isaltino promete colocar pelouros à disposição dos vereadores eleitos.

Qualquer presidente de câmara que se preze, que saiba o que está a fazer e defenda os interesses do povo, não precisa de fazer acordos com ninguém, porque todos os vereadores aprovam. Mesmo que o presidente da câmara não tenha maioria, acho que é fácil compreender que a governação não tem qualquer dificuldade", sustentou.

Eram quase 09:30 quando o candidato do movimento Inovar Oeiras de Volta chegou ao Largo 5 de Outubro, no centro da vila, para integrar o seu grupo de apoiantes e distribuir o jornal de campanha pelas caixas do correio.

Depois de se organizarem, Isaltino leva poucos elementos consigo para cumprimentar as pessoas porta à porta, nos cafés, no passeio, no trânsito, recebendo buzinas e gritos de apoio dos condutores que tiram os olhos da estrada para ver passar "o presidente".

Eu digo presidente, é o meu presidente, pelo menos é para mim", justifica uma apoiante.

Reconhecendo que esse é "um hábito" das pessoas, Isaltino Morais nem vê necessidade de as corrigir.

Porque é que hei de corrigir? Não sou presidente da câmara, mas fui muitos anos. Alguém que é presidente de câmara por mais de 20 anos, as pessoas criam um hábito tal que continuam a tratar dessa maneira. Isso só traduz o carinho das pessoas", explicou.

Oeiras conta com 13 candidatos às próximas eleições autárquicas de 01 de outubro. Os candidatos são Paulo Vistas (Independentes, Oeiras Mais À Frente), Isaltino Morais (Inovar Oeiras de Volta), Joaquim Raposo (PS), Ângelo Pereira (PSD/CDS-PP/PPM), Sónia Gonçalves (Renascer Oeiras 2017), Heloísa Apolónia (CDU), Miguel Pinto (BE), Pedro Torres (PAN), Safaa Dib (Livre), Isabel Sande e Castro (Nós, Cidadãos!), Pedro Perestrello (PNR), André Madaleno (PTP), Alda Gameiro (PCTP/MRPP).