A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, enviou hoje uma carta aos seus homólogos europeus, apelando a uma posição conjunta para uma solução diplomática urgente da União Europeia que resolva o conflito na Ucrânia.

«O conflito na Ucrânia desafia-nos a todos», refere Assunção Esteves nesta missiva enviada para as capitais europeias e onde pede aos presidentes dos parlamentos que a subscrevam.

Segundo o gabinete de Assunção Esteves, a presidente da Assembleia da República, que recebeu esta tarde a Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, «recebeu o apoio» de Federica Mogherini para esta iniciativa.

Na carta, Assunção Esteves afirma que a declaração deverá ser dirigida a todos os líderes europeus e aos atores no conflito e é aberta a alterações.

«Os presidentes dos parlamentos da União Europeia apelam a uma solução diplomática urgente para o conflito na Ucrânia, saúdam os esforços já feitos e pedem uma voz unida de todos os líderes europeus para darem uma prioridade efetiva a este problema», pode ler-se na missiva.