A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, falou hoje de uma "extraordinária alegria" pelo triunfo de Portugal no Europeu de futebol, que orgulha um país de cabeça mais levantada, que se vai inspirar "neste grande exemplo".

Hoje cantamos a vitória de Portugal, orgulhamo-nos do nosso país, levantamos mais a cabeça e inspiramo-nos neste grande exemplo. Bem-haja a todos, jogadores, selecionador, equipa técnica e tantos outros que contribuíram para este desfecho magnífico", escreveu Assunção Cristas numa mensagem enviada à agência Lusa, após Portugal se ter sagrado campeão europeu de futebol pela primeira vez.

A líder centrista deixou uma “palavra especial para Ronaldo”, a quem, diz, “muito se deve o resultado deste campeonato".

Somos campeões! Parabéns à seleção por esta vitória que nos enche de uma extraordinária alegria! Parabéns por ter provado que a vitória está ao alcance de todos e que com trabalho e espírito de equipa os obstáculos, por mais difíceis que sejam, como a falta do Ronaldo, o nosso melhor, são superados", enfatizou.

Assunção Cristas deixou os parabéns ao selecionador nacional, Fernando Santos, "que acreditou na vitória desde a primeira hora e não se deixou abalar por críticas, resultados menos entusiasmantes ou este revés tão grande de hoje".

Mostrou que a perseverança, a determinação, a humildade e a convicção profunda no trabalho sério são ingredientes seguros para o sucesso. Sofremos e alegrámo-nos com a seleção", concluiu.

Portugal sagrou-se hoje campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.