O PSD defendeu esta segunda-feira que a economia portuguesa está «no bom caminho», depois de ser conhecida uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) que aponta para um crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre.

«Os dados da economia portuguesa são positivos e demonstramos que vamos no bom caminho», afirmou o deputado social-democrata António Rodrigues, nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

«Os resultados que hoje o INE publica são positivos para a economia portuguesa. É o reconhecimento daquilo que se tem verificado nos últimos três trimestres a acompanhar as subidas das exportações e as descidas do desemprego e o crescimento do próprio emprego», argumentou.

Os dados do INE preveem um crescimento de 0,2% face ao trimestre anterior, mas uma queda de 1% face ao mesmo trimestre de 2012.

A procura interna contribuiu positivamente em 1,3 pontos percentuais para a evolução em cadeia do produto, uma evolução que se deveu a «variações positivas do consumo privado e do investimento».

A influenciar negativamente o PIB no terceiro trimestre deste ano esteve a procura externa líquida, que apresentou um contributo negativo (-1,1 pontos percentuais), «refletindo a diminuição das exportações de bens e serviços».