O ex-dirigente socialista António Galamba advertiu que hoje se fará "a prova dos nove" sobre o empenho da direção do PS na unidade do partido e criticou o peso atual dos "seguristas", nas listas de candidatos a deputados.

António Galamba, membro do Secretariado Nacional do PS liderado por António José Seguro, falava à entrada para a reunião da Comissão Política deste partido, que vai proceder à aprovação definitiva das listas socialistas de candidatos a deputados.

"A direção nacional do tem estado a lutar pela sua verdade sobre a unidade do partido - uma verdade que não corresponde à realidade dos factos", apontou logo António Galamba, que, na segunda-feira à noite, não foi colocado nas listas de candidatos a deputados da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS.


De acordo com António Galamba, para as legislativas de 2011 "houve nove cabeças de lista que apoiaram António José Seguro, mas agora só há um".

"Hoje é o dia da prova dos nove sobre a unidade do partido, mas 'até ao lavar dos cestos é vindima' e vamos aguardar tranquilamente", declarou.


O ex-dirigente socialista foi depois confrontado com a tese de outros "seguristas", também partilhada pela direção do PS, segundo a qual, nas listas agora em aprovação, o número de ex-apoiantes de Seguro nas listas até vai crescer.

"Quem faz essa avaliação usa o mesmo termo de comparação que o primeiro-ministro faz em relação ao desemprego em Portugal. O que serve para termo de comparação não é a lista de 2011, que foi feita pelo então secretário-geral, José Sócrates, mas os 30,6 por cento obtidos por António José Seguro nas eleições primárias do PS" em setembro passado, contrapôs.

"Esperamos que haja bom senso" na reunião da Comissão Política Nacional do PS, acrescentou, em tom de aviso.
 

Álvaro Beleza abandona lugar elegível de deputado em Lisboa 


O dirigente socialista Álvaro Beleza pediu esta terça-feira para sair do seu lugar elegível nas listas de candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral de Lisboa, disseram à agência Lusa fontes da Comissão Política deste partido.

Membro da anterior direção, liderada por António José Seguro, Álvaro Beleza esteve envolvido nas negociações com a direção do PS para a elaboração das listas de candidatos a deputados.

Na segunda-feira à noite, na reunião da Comissão Política da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL), Álvaro Beleza foi colocado na 11.ª posição.

No início da reunião da Comissão Política Nacional do PS, que começou com mais de uma hora de atraso, Álvaro Beleza solicitou que o coloquem no último lugar efetivo da lista pelo círculo de Lisboa, que não permite, em princípio, a entrada no parlamento.