O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa congratulou esta sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa, por ter feito "um discurso certo" na tomada de posse do cargo. Por outro lado, já quanto ao Presidente da República, Nóvoa deixou algumas críticas.


"Pareceu-me um discurso certo [o de António Costa], um discurso virado para o futuro, julgo que é o discurso que é preciso fazer, esquecendo neste momento o que se passou até agora, [é o] virar a página, como foi dito, e acreditar e termos confiança que vai ser possível abrir uma fase nova da nossa história", disse à agência Lusa Sampaio da Nóvoa.

Já sobre o discurso de Cavaco Silva, o candidato presidencial assinalou que não é altura de dar lições nem de dar recados.

"Não é altura de estarmos um bocadinho amargurados com determinadas situações, julgo que é altura de olharmos para o país, de olharmos para as dificuldades das pessoas e de encontrarmos soluções de futuro para o país. Temos de fazer discursos virados para o futuro e não virados para o passado", defendeu, à margem de uma visita ao mercado municipal da Figueira da Foz.

Sampaio da Nóvoa foi recebido pelo autarca local, João Ataíde, independente eleito pelo PS e juiz de carreira, que destacou a "candidatura de cidadania" do antigo reitor da Universidade de Lisboa e a sua mensagem "entusiasmante e inovadora".