O primeiro-ministro, António Costa, viveu esta segunda-feira a circunstância insólita de ter sido recebido no mesmo dia por dois ministros dos Negócios Estrangeiros argentinos. Primeiro foi Susana Malcorra, que depois foi substituída no cargo por Jorge Faurie.

Tenho a certeza que este dia será inesquecível para si", disse Susana Malcorra a António Costa, no encerramento de um Fórum de Negócios entre Portugal e a Argentina, que foi o seu último ato oficial enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros.

Susana Malcorra, que chegou a ser apontada como uma das mais sérias adversárias de António Guterres na corrida ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, foi horas depois substituída por Jorge Faurie nas funções de ministra dos Negócios Estrangeiros, no executivo chefiado pelo presidente argentino, Maurício Macri.

Jorge Faurie tem ligações a Portugal, onde viveu dez anos e desempenhou as funções de embaixador da Argentina em Lisboa. Esta madrugada esteve no aeroporto de Ezeiza para receber o primeiro-ministro português.

Depois de Susana Malcorra lhe falar em tom de despedida, António Costa deu uma resposta simpática, aproveitando a circunstância de a ministra cessante ir desempenhar funções em Madrid.

Agora que está livre de atos oficiais, tenho a certeza que fica mais disponível para nos visitar. Pode vir a Lisboa, mas não só, também ao Porto, à região do Douro, ao Alentejo, Algarve, Açores ou Madeira", disse o primeiro-ministro.