O economista norte-americano Joseph E. Stiglitz, laureado com o prémio Nobel da Economia em 2001, almoçou hoje com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, disse à agência Lusa fonte socialista.

Além de António Costa, no almoço também estiveram presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o porta-voz do PS, João Galamba, e o deputado socialista Paulo Trigo Pereira.

Antes, durante a manhã, Joseph Stiglitz reuniu-se com os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda, PS e PCP e encontra-a ao início da tarde com "Os Verdes".

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, será a última figura parlamentar a receber o antigo vice-presidente do Banco Mundial e consultor económico da Administração Clinton, depois de bloquistas, socialistas, comunistas e ecologistas.

Stiglitz pretende ficar a conhecer mais aprofundadamente a realidade económico-social portuguesa antes da conferência que vai protagonizar na Fundação Calouste Gulbenkian, às 18:30, intitulada "Desigualdade num Mundo Globalizado".

O perito de 72 anos participou ainda no relatório do painel intergovernamental sobre alterações climáticas e partilhou o Nobel da Economia em 2007 com o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore.