O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, associou-se esta terça-feira ao momento de pesar constituído pela morte de António Almeida Santos, lembrando "o homem, o político e o lutador pela liberdade".

"Da parte do BE, queremos associar-nos ao momento de pesar que é vivido, damos esta nota de pesar e das condolências à sua família e aos seus amigos e ao PS, lembrando o homem, o político, o lutador pela liberdade, o lutador pela democracia e o presidente da Assembleia da República, que deixou também na sua vida enquanto parlamentar uma marca bastante forte", afirmou Pedro Filipe Soares.

O líder da bancada do Bloco começou por sublinhar que António Almeida Santos teve uma "vida marcada pelo combate pela liberdade".

"Foi um dos mais destacados resistentes contra o fascismo em Portugal na luta para vencer a ditadura e conseguirmos ter a democracia e a liberdade no nosso país", declarou Pedro Filipe Soares, aos jornalistas, no Parlamento, como reporta a Lusa.

O presidente honorário do PS, António Almeida Santos, morreu na segunda-feira em sua casa, em Oeiras, com 89 anos, pouco antes da meia-noite, depois de se ter sentido mal após o jantar.

O corpo de António Almeida Santos vai estar hoje, a partir das 17:00, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e será cremado na quarta-feira no cemitério do Alto de São João, também em Lisboa, pelas 14:00.