logotipo tvi24

PCP Acusa PSD, CDS e PS de «fraude»

Agostinho Lopes diz que acordo com a troika «é uma fraude política e uma blasfémia política»

Por: Redacção / MM    |   2012-04-25 11:40

O PCP acusou, esta quarta-feira, a maioria PSD/CDS, mas também o PS, de «fraude» ao subscreverem o acordo com a troika. Posição assumida na sessão solene comemorativa do 25 de Abril na Assembleia da República, aproveitada pelas bancadas da oposição para fazerem críticas ao executivo PSD/CDS.

Por parte do PCP, Agostinho Lopes sustentou que o acordo assinado por Portugal com a troika (subscrito por PS, PSD e CDS) «representa um ajuste de contas com Abril» e rejeitou a tese de que a recuperação da soberania económica passe pelo saneamento das contas públicas.

«É uma fraude política e uma blasfémia política. É como se o caminho para resistir a Castela em 1383/1385 passasse por fugir a Aljubarrota; como se o caminho para afirmar a independência nacional em 1580 passasse pela aceitação do jugo filipino; como se o caminho em 1808 fosse a fuga para o Brasil e a colaboração com os ocupantes e não a resistência às invasões napoleónicas», declarou Agostinho Lopes.

Agostinho Lopes fez também uma alusão indireta à controvérsia em torno das presenças na sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República.

«Permitam que saúde a festa de Abril nesta Assembleia da República, que não poderá deixar de ser, como são hoje as ruas e praças de Portugal, uma casa de Abril», vincou, recebendo palmas da bancada comunista.

Partilhar
FOTOGALERIA:
Comemorações do 25 de Abril no Paralmento

Agostinho Lopes EM CIMA: Agostinho Lopes

Pai de Passos Coelho: o meu filho «está morto por se ver livre disto»
António Passos Coelho até diz que a família fará «uma festa» quando isso acontecer
Seguro na Alemanha para derrotar Merkel e Passos
Secretário-geral do PS vai apoiar candidatura a chanceler de Peer Steinbruck
«Não faz sentido que Gaspar vá à Alemanha exibir a triste figura»
Constança Cunha e Sá critica reunião de quarta-feira em Berlim e diz que Portugal tem de deixar de prestar vassalagem aos germânicos
EM MANCHETE
Banco de fomento alemão vai financiar PME portuguesas
Ministros das Finanças português e alemão, Gaspar e Schauble, anunciam apoio através de linha de crédito
ADSE: Reformados da função pública também vão descontar mais
CES: Governo deve renegociar metas e prazos de défice
PUB