O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse nesta quarta-feira esperar que a remodelação do Governo da República traga estabilidade governativa, para que possam ser implementadas rapidamente medidas de crescimento económico, noticia a agência Lusa.

«Como responsável pelo Governo da Região Autónoma dos Açores, faço votos para que rapidamente seja possível começar a pôr em prática políticas que respondam aos principais desafios com que o país está confrontado», salientou, em declarações aos jornalistas, na Serra de Santa Bárbara, em Angra do Heroísmo, à margem da apresentação do projeto OESTE+.

Para Vasco Cordeiro o que importa é que o Governo implemente «definitivamente» políticas de crescimento económico, de criação de emprego, que, segundo o governante socialista, «até ao momento não têm tido a atenção que lhes é devida, com as consequências que toda a gente conhece».

O presidente do Governo Regional dos Açores destacou das áreas em que houve substituição de ministros, a pasta dos Negócios Estrangeiros, devido à situação da Base das Lajes, nomeadamente à redução já anunciada do contingente militar norte-americano.

«Ainda esta semana solicitarei uma audiência ao senhor ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros para abordar este assunto e fazer um ponto de situação, porque é uma matéria de importância fulcral para a região e em especial para a ilha Terceira», frisou.