O Governo informou hoje que está disponível na Internet o portal oficial das comemorações do 25 de Abril, em www.comemorarabril.pt, onde será publicada informação sobre iniciativas de entidades públicas e privadas.

«Neste Portal, anunciado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 20/2014, será regularmente publicada informação sobre as várias iniciativas dedicadas aos 40 anos da revolução dos cravos, um marco de relevância singular na história do povo português», informou hoje o gabinete do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, numa nota à imprensa.

O executivo apela a todas as entidades «públicas ou privadas» que enviem informação sobre iniciativas relacionadas com a efeméride, de modo a poderem ser divulgadas neste portal.

«O convite é alargado a todos os portugueses que queiram igualmente partilhar fotografias ou vídeos alusivos ao 25 de Abril de 1974», refere ainda a nota.

Ao longo dos próximos meses, o portal terá também todas as novidades sobre as iniciativas promovidas pelo Governo, como a iniciativa «Histórias de abril», uma organização conjunta da TSF e Antena 1, e que pretende ser uma espécie de "história popular" da Revolução.

Fazem ainda parte das iniciativas promovidas pelo executivo PSD/CDS um concerto, no dia 24 de abril à noite, em Grândola, que será comissariado pelo Maestro Rui Massena, bem como um roteiro de visitas aos locais da Revolução, uma exposição e um dia de conferências.

A 27 de fevereiro, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, o ministro Miguel Poiares Maduro, referiu que «o custo da totalidade das iniciativas não irá chegar a 300 mil euros», financiados pelo Orçamento do Estado para 2014, um valor «possível porque nenhum dos comissários e das entidades associadas cobrará qualquer tipo de remuneração».