O ‘histórico’ militante do CDS-PP António Lobo Xavier vai ser o primeiro nome da lista de Assunção Cristas ao Conselho Nacional, que voltará a propor Telmo Correia para presidir a este órgão e Luís Queiró para a mesa do Congresso.

Lobo Xavier foi deputado e líder parlamentar dos democratas-cristãos e tem estado afastado da vida partidária, exercendo as funções de advocacia e comentador político. É um dos conselheiros de Estado indicados pelo novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com fonte da candidatura de Assunção Cristas, será proposto o nome de Telmo Correia para continuar a presidir à Mesa do Conselho Nacional, o órgão máximo do partido entre Congressos.

Já Luís Queiró, antigo eurodeputado, será proposto na lista de Cristas para continuar a presidir à Mesa do Congresso.

Lista de Cristas à Comissão Política com sete independentes

As professoras universitárias Mariana França Gouveia e Raquel Vaz Pinto e a gestora da Caixa Geral de Depósitos Marta Arruda Teixeira integram a lista de Assunção Cristas à Comissão Política, num conjunto de sete personalidades independentes.

Além de Mariana França Gouveia, professora de Direito e advogada, e de Raquel Vaz Pinto, professora de Relações Internacionais, a lista inclui a gestora do banco público Marta Arruda Teixeira, o economista e administrador hoteleiro Filipe Santiago, o gestor agroalimentar e engenheiro agrónomo João Basto, o advogado Duarte Goes e o fiscalista Samuel Almeida, disse à agência Lusa fonte da candidatura de Assunção Cristas.

Assunção Cristas, que se candidata à liderança do CDS no congresso de Gondomar que decorre este fim de semana, tem afirmado que uma diferença relativamente à presidência de Paulo Portas, que abandona a liderança após 16 anos de presidência do partido, é que procurará que os órgãos do partido se reúnam com mais frequência e tenham mais dinamismo.

Na semana passada, em entrevista à Lusa, Cristas sublinhou que pretende cumprir os estatutos e reunir mensalmente a Comissão Política Nacional, que é o órgão de direção alargado.