Confirmando as suspeitas que já tinha avançado em outubro, Manuela Ferreira Leite assumiu que apoia Rui Rio na corrida à liderança do PSD. No seu espaço de opinião semanal na TVI24, a antiga ministra das Finanças afirmou que não tem "dúvida nenhuma em apoiar o Rui Rio".

"Sem desprimor para ninguém, eu não tenho, pessoalmente, nenhuma dúvida em apoiar o Rui Rio porque como candidato a primeiro-ministro é aquele que eu julgo que tem reunidas melhores condições [para isso]. Não tenho nenhuma dúvida em optar pelo Rui Rio".

A comentadora da TVI afirmou ainda que conhece bem o percurso do ex-presidente da Câmara do Porto e de Santana Lopes no PSD e que por isso não precisa "propriamente da campanha para fazer uma avaliação acerca dos dois".

"Direi que são os dois bons candidatos. São pessoas que sempre foram militantes do partido, que desempenharam muitas funções importantes em nome do partido, não creio que tenham ideologias muito diferentes sobre o partido. Não é nesses aspetos que lhes vejo diferenças. São do ponto de vista pessoal, não sei se são diferentes ou se são opostos. São completamente diferentes".

E voltou a afirmar que não vai votar "em quem é o melhor líder da oposição", mas sim em quem quer que seja o próximo candidato nas eleições legislativas.

"Eu, pessoalmente, não vou votar em quem é o melhor líder da oposição. Aquilo que eu vou escolher é quem é o melhor candidato a primeiro-ministro. São duas coisas completamente diferentes. Quem for o presidente do partido vai ser o candidato a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas e eu, como sou do PSD, gostaria que o PSD enfrentasse o António Costa".

A 10 de outubro, no seu comentário na TVI24, Manuela Ferreira Leite já tinha afirmado que considerava que o ex-presidente da Câmara do Porto tem "uma imagem mais sólida para desempenhar o papel de primeiro-ministro" do que o provedor da Santa Casa.