O comentador da TVI24 António Costa considera que Portugal corre o risco de vir a ter um “Governo de perdedores”. Mais, António Costa afirmou que um eventual Governo PS-BE-PCP muda a “natureza do sistema político” do país e coloca em dúvida “a consistência” do Executivo.

“Ao contrário do que dizem os defensores de uma frente de esquerda, formalmente é verdade que o nosso sistema é representativo, mas todos sabemos que votamos num primeiro-ministro. [...] Do ponto de vista democrático é legitimo, mas muda a natureza do sistema e coloca uma dúvida: a consistência deste governo.”


O secretário-geral do PS teve, esta segunda-feira, uma reunião com o Bloco, que classificou de "muito interessante", destacando os vários "entendimentos" e "pontos de convergência" entre os dois partidos, tendo em vista o futuro do país. Para o comentador da TVI24, o líder socialista mostrou que está “preparado” para uma “moção de rejeição construtiva”, isto é, espera que Cavaco Silva dê posse a um governo liderado por Passos Coelho, mas está disponível para votar uma moção de rejeição apresentada pelo BE ou PCP e apresentar uma alternativa de Governo.

"António Costa está preparado para o que se chama uma moção de rejeição construtiva, isto é, ele próprio espera que o Presidente da República dê posse a um governo, mesmo que minoritário, liderado por Passos Coelho e está disponível para votar uma moção de rejeição do BE ou PCP e, no mesmo momento, apresentar uma alternativa de Governo. Isto é violar a natureza do nosso sistema."