A Hyundai desenvolveu o seu próprio sistema de alarme para os bancos traseiros do carro com o objetivo de evitar situações de perigo, sobretudo as que podem envolver crianças.

A marca su-coreana, que chama ao sistema “Alerta do Ocupante Traseiro”, desenvolveu este produto para garantir que ninguém fica esquecido nos carros estacionados.

O funcionamento do sistema é simples: o alarme ativa-se quando um sensor ultrassónico deteta movimento na parte de trás do carro sempre que ele esteja estacionado e trancado.

Num caso desses, o carro começa a apitar, luzes podem ser vistas a piscar continuamente e, ainda, o dono do veículo recebe um alerta no smartphone devido à conexão entre o sistema de alarme e o serviço de comunicação da marca com o proprietário.

Ainda assim, há um aviso ao condutor antes de este sair do carro, mostrado no painel do computador de bordo, caso seja detetada movimentação na parte de trás. Os procedimento seguintes são ativados no caso de não ter sido vista a mensagem.

De acordo com a marca, o principal objetivo deste sistema é ajudar a salvar vidas.

O ‘Alerta do Ocupante Traseiro’ é só mais um exemplo de como fazemos as coisas mais bem feitas na Hyundai. Este sistema é um primeiro passo na prevenção de tragédias”, afirmou Mike O’Brien, o vice-presidente para os produtos e planeamento institucional e digital da marca.

Este dispositivo vai começar a ser instalado nos carros a partir de 2019 e já vem integrado nos modelos desse ano e promete deixar em segurança muitas crianças mas, também, animais de estimação.

A marca sul-coreana lembra que morreram 38 crianças este ano presas em carros submetidas a temperaturas altas.