Damon Albarn foi DJ convidado da BBC Radio 2, no sábado, e aproveitou para estrear um inédito dos Gorillaz, noticia o site da revista «NME». O músico inglês revelou «Whirlwind», um instrumental com menos de dois minutos de duração.

Apesar de só agora ter visto a luz do dia, o tema foi resgatado às sessões de gravação de «Plastic Beach». «Whirlwind» contou com a participação da Orquestra Nacional Libanesa, que contribuiu também com os sons orientais em «White Flag», a terceira faixa do álbum lançado em 2010.

Segundo a «NME», Damon Albarn está atualmente a trabalhar num disco a solo, produzido com o presidente da editora XL Recordings, Richard Russell.

Depois dos concertos dos Blur, que em maio passaram pelo Optimus Primavera Sound, Albarn também chegou a iniciar as gravações de um novo álbum da banda britânica, mas o futuro do mesmo é, por agora, incerto.

Quanto a um novo disco dos Gorillaz, e ultrapassadas as desavenças entre os seus dois principais mentores, o ilustrador Jamie Hewlett confessou, em junho, que só deverá voltar a trabalhar com Damon Albarn quando o músico concluir os restantes projetos musicais que lhe ocupam a agenda.

Os Gorillaz foram criados em 1998 e estrearam-se discograficamente três anos mais tarde. «Demon Days» (2005) e «Plastic Beach» (2010) são os dois restantes longa duração de uma banda virtual cujo último registo, também de 2010, chama-se «The Fall» e foi lançado para download gratuito.