Com o verão a acabar termina também a maratona de festivais que ocupa os meses mais quentes do ano. Mas, apesar de ser ainda cedo, há já algumas previsões dos artistas que podem ser cabeças de cartaz no próximo ano.

Fica a lista das dez bandas que estão em ascensão este ano e que podem encabeçar os principais festivais de verão em 2016, segundo a revista MNE.

Foals
Desde o lançamento do álbum “Antidotes”, em 2008, que a banda inglesa continua a ver crescer a sua popularidade. O novo trabalho “'What Went Down” tem dado que falar e pode mesmo valer-lhes o papel principal em alguns dos maiores festivais de verão do próximo ano.


 
Alt-J
Os Alt-J foram catapultados para o estrelato em 2012, depois de terem conquistado um Mercury Prize e terem conquistado audiências ao atuarem nos prémios O2, em Londres. Espera-se que o sucesso da banda atinja o pico no próximo ano.


 
Jamie T
Numa onda mais indie, Jamie T continua a somar fãs, depois de ter lançado o álbum “Carry On The Grudge” em 2014. Depois do regresso deste ano, prevê-se que o músico volte a marcar presença nos festivais de verão, em 2016, como cabeça de cartaz.


 
The xx
A banda anunciou que está a trabalhar no terceiro álbum da banda, que deve ser “completamente diferente” do registo que teve até agora. O estilo electro-pop tem conjugado bem com a onda dos festivais de verão, fator que pode contribuir para a presença no próximo ano.


 
The Vaccines
O novo álbum da banda, “English Graffiti” está a fazer com que a banda se torne reconhecida mundialmente e já fez com que o grupo atuasse nos principais festivais no Reino Unido.


 
The Maccabees
O grupo musical tem tido uma presença consistente no panorama musical na última década, mas afirma que gostaria de chegar a cabeça de cartaz de um festival para o ano. Desde o sucesso do último trabalho dos The Maccabees que esta pode mesmo vir a ser uma grande possibilidade.


 
Royal Blood
Royal Blood é uma das maiores bandas de rock da atualidade e foi apenas preciso um único álbum para os catapultar para a categoria de superestrelas. O primeiro trabalho da banda foi um dos discos mais comprados das últimas décadas, vendendo 65.000 exemplares só na primeira semana.


 
Tame Impala
Tame Impala continua no caminho para o sucesso e a sua presença é já certa nos principais festivais britânicos. Para o ano, a banda deve continuar a somar seguidores e a conseguir um lugar de destaque no panorama musical.


 
Jake Bugg
O cantor tem estado desaparecido nos últimos tempos, mas os fãs não devem preocupar-se com a sua ausência. O músico está a trabalhar no próximo álbum, que afirma ser mais “obscuro”. O terceiro trabalho de Jake Bugg pode fazer com que regresse em força aos festivais de verão, no próximo ano.


 
Lana Del Rey
Curiosamente a cantora não atuou em muitos festivais de verão nos últimos anos, mas o lançamento de “Honeymoon” pode fazer com que Lana Del Rey reverta a tendência e se torne cabeça de cartaz de vários festivais, em 2016.