O segredo parece mesmo ser a alma do sucesso. Que o diga Beyoncé, que com o lançamento de um disco guardado em segredo até ver a luz do dia conseguiu bater um novo recorde de vendas no iTunes.

Disponível exclusivamente na loja online da Apple durante a semana de lançamento, «Beyoncé», o disco homónimo da cantora, vendeu 828.773 cópias digitais em apenas três dias, noticia a BBC News.

O facto de ter estado só disponível no iTunes e apenas em formato de álbum - sem que pudesse ser feita a compra individual das faixas - terá contribuído para o alcançar desta marca. Beyoncé superou Justin Timberlake, que em março tinha vendido 580 mil cópias na semana de lançamento de «The 20/20 Experience» no iTunes.

O quinto disco de estúdio de Beyoncé foi lançado digitalmente na sexta-feira sem qualquer campanha prévia de marketing, uma raridade nos dias que correm, especialmente para uma das maiores estrelas da indústria musical.

Beyoncé conseguiu assim também evitar que o novo álbum fosse pirateado online antes da edição oficial. Apenas um grupo restrito de pessoas da Columbia Records estava a par do lançamento e mesmo os realizadores de alguns dos 17 vídeos deste «álbum visual» não faziam ideia da dimensão do projeto.

«Beyoncé» é composto por 14 novas canções e 17 vídeos, e conta com a participação especial de Frank Ocean, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, e de Jay-Z. O marido da cantora é um dos produtores do disco, juntamente com Pharrell Williams, Justin Timberlake, e Timbaland, entre outros.

Blue Ivy Carter, a filha de 23 meses de Beyoncé e Jay-Z, também entra num dos temas, «Blue».

A partir de 20 de dezembro o novo disco de Beyoncé será lançado nos formatos físicos, e a cantora norte-americana tem regresso marcado a Portugal em 2014. A MEO Arena, em Lisboa, receberá a nova digressão nos dias 26 e 27 de março do próximo ano.